[Resenha] O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
Título original: Le Petit Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Tradutor: Frei Betto
Editora: Geração
Págs: 160
Sinopse: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.
Fonte: Site da Geração Editorial.
Tudo começou com um simples desenho de uma jiboia que havia devorado um elefante, o qual os adultos pensavam ser, na verdade, um chapéu, feito por uma criança de seis anos que seria, futuramente, um piloto de avião, o narrador-personagem dessa história.
“Decidi, então, desenhar o interior da barriga da serpente para que os adultos pudessem entender melhor. Eles sempre precisam de explicações detalhadas…” – Pág. 9
Ao longo da vida, ele teve contato com muita gente séria. Quando encontrava uma pessoa que lhe parecia um pouco mais inteligente, mostrava-lhe seu desenho, para ter certeza se aquela pessoa era inteligente de fato, mas a maioria ainda dizia estar vendo um chapéu. Ele ficou sozinho até sofrer uma pane que o obrigou a fazer um pouso de emergência, no deserto do Saara. Alguma coisa havia avariado o motor de seu avião.
Foi nessa época que conheceu o pequeno príncipe, que, no dia seguinte de sua queda, o acordou pedindo que desenhasse um carneirinho para lhe fazer companhia em seu pequeno planeta. E, com ele, o piloto aprendeu muitas coisas importantes.
“Após cinco minutos de repetidos aplausos, o pequeno príncipe se cansou daquele jogo chato:
– E para o chapéu cair – indagou -, o que é preciso fazer?
O vaidoso não ouviu. Os vaidosos só escutam elogios.” – Pág. 59
O Pequeno Príncipe é um daqueles livros que podemos ler em menos de um dia, por ser pequeno e de uma escrita simples, porém deliciosa. Aquele que, somente com exemplos, sem se dirigir precisamente ao leitor, o faz refletir sobre o que realmente importa em nossas vidas. E que, ao mesmo tempo, pode ser interpretado de diversas formas.
“O pequeno príncipe acrescentou:
– Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração.” – Pág. 113
Toda a história foi bem construída, tendo até como base um fato que aconteceu na vida do autor, uma pane que derrubou Antoine e seu mecânico no meio do deserto da Líbia.
Este é um livro que faz uma crítica à demasiada importância que damos a certos assuntos, tais como: o trabalho, o dinheiro, a títulos e a números. Ao adulto que se acha sabedor de tudo mas despreza as coisas mais importantes da vida.
Esta é uma linda história para refletir e se divertir ao mesmo tempo. Tanto para crianças quanto para adultos. Daquelas que devem ser relembradas de tempos em tempos, de forma a se manter fresca em nossa mente.
“- Só se conhece bem o que se cativa – observou a raposa. – As pessoas já não têm tempo de conhecer nada. Preferem comprar tudo pronto nas lojas. Como não existem lojas que vendem amigos, as pessoas não têm mais amigos.” – Pág. 99
Com relação à maravilhosa edição de luxo feita pela editora Geração, esta ficou de se encher os olhos, cheia de ilustrações, cores, fontes e diagramações diferentes, que combinadas formaram um lindo espetáculo! E que inclui também uma pequena biografia do autor.
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐ (+❤)
Espero que tenham gostado! Já leram esse livro? O que acharam? Contem nos comentários!
Paloma Silva
December 12, 2015 at 11:20 PMEu sempre ouvia falar dessa história mas só fui ler esse ano.. e foi uma das melhores coisas que fiz! Esse livro é muito bom!!!! E é pra todas as idades e ainda atravessa gerações… É bom demais ♥♥♥
Sophia H.
January 7, 2016 at 3:22 PMComigo aconteceu a mesma coisa, rs. Ele é realmente muito, muito bom!! ^-^
Exupéry se tornou um dos meus escritores favoritos!! <3
Tatiana
December 29, 2015 at 4:56 PMTe indiquei para o Prêmio Dardos! https://livrosqueridos.wordpress.com/2015/12/29/premio-dardos/
Sophia H.
January 7, 2016 at 3:26 PMMuito obrigada pela indicação, Tati!! Vou responder assim que puder! ^-^