Dicas

5 Dicas para Ler em Inglês ou em Outros Idiomas

 

Hey, queridos leitores e leitoras! Tudo bem com vocês?

Quantos de nós nunca pensamos em ler em inglês ou outra língua, seja por não encontrar o livro que queríamos traduzido ou simplesmente por termos achado uma edição maravilhosa gringa? Seja qual for o motivo, ao ler em outro idioma obtemos inúmeras vantagens, além de uma nova gama de opções de leitura.

Então, pensando nisso e por ter visto várias pessoas com vontade de começar a ler em inglês ou algum outro idioma, mas não tendo ideia de como começar, eu decidi trazer algumas dicas que podem ajudar a, pelo menos, dar o primeiro passo, e descobrir todo um universo novo de informações! Vamos lá!

1. Dê o primeiro passo:

Se deseja ler um livro em inglês, mas não tem nenhum conhecimento da língua, comece primeiro estudando ela. Mas se deseja ler, e já possui um certo conhecimento, o que está esperando? Escolha um de acordo com o seu nível e seja feliz! Uma boa pedida é começar por aqueles com uma linguagem mais simples, de um nível básico, ou de um assunto que você domine. Mas disso eu vou comentar mais já, já…

2. Não fique traduzindo a todo momento:

Traduzir quase sempre não é uma boa ideia, e durante um texto mais longo é ainda algo mais complicado, pois pode quebrar o ritmo de leitura. Entender pelo contexto é uma melhor alternativa, além de ajudar na fixação de novas palavras e aumentar o seu vocabulário naquela língua. As traduções nem sempre correspondem ao que o autor quis dizer no original, e é mais fácil que as palavras que compõe aquela frase sejam rapidamente esquecidas, por se concentrar mais no que elas significam em português do que naquela língua.

3. Use um dicionário no mesmo idioma daquele que estiver aprendendo:

Essa é uma extensão da dica anterior. A maioria das pessoas tenta traduzir expressões e frases de outros idiomas para a sua língua materna, e isso é um grande erro, porque as línguas não são iguais e possuem expressões e modos de falar diferente, os quais, geralmente, podem não ter correspondentes na outra. A melhor coisa é sempre tentar entender no idioma que está se aprendendo, e para isso, caso necessário, consultar um dicionário desse mesmo idioma.

4. Procure por livros de acordo com o seu nível:

Se estiver no nível básico, não vá querendo logo encarar um clássico ou algum livro com uma linguagem mais difícil. Certamente encontrará palavras e expressões que ainda não conhece, e por estar entendendo muito pouco da história, pode acabar se desanimando. Uma boa sugestão é começar, como eu disse antes, por aqueles que você já conheça ou tenha lido em português, ou algum com uma linguagem mais simples e cotidiana, como os famosos Young Adults. Fantasia e ficção científica não são muito recomendados, pois vários autores criam termos ou expressões que podem ser mais difíceis para quem não conhece a língua entender.

5. Não desista!

E por último, o mais importante de todos, não desistir! No início, pode ser um pouco desanimador começar um livro e se deparar com várias palavras desconhecidas, porém, com o tempo você irá se acostumando, e logo descobrirá que várias podem ser entendidas pelo contexto ou por se repetirem frequentemente. Tenha persistência, pode demorar um pouco, mas com o tempo, perceberá que todo esse processo vale a pena, pois terá um conhecimento bem maior de um outro idioma e poderá ter diversas novas oportunidades.

Bônus: Dica Extra!

Comece com ebooks antes de passar para os livros físicos. Assim fica mais fácil conferir a definição de uma palavra, ou procurar por alguma informação, sem interromper tanto a leitura. Sem contar que pode sair bem mais em conta, já que vários sites disponibilizam uma grande variedade deles inclusive livros gratuitos, como a Amazon (os clássicos são mais fáceis de se encontrar de graça, porém quase sempre há promoções de outros também).

A parte mais importante é sempre estar em contato com a língua que estiver aprendendo e nunca desistir! Além de ter mais opções de leitura, muitas portas se abrem, e tanto o aprendizado como a leitura em outro idioma trazem inúmeros benefícios para nós, inclusive para a nossa saúde. 

Espero que esse post tenha ajudado, e que vocês possam estar começando logo suas novas experiências de leitura! Me contem o que acharam das dicas, e se também estão aprendendo um novo idioma e pretendem começar a ler nele. Ficarei muito feliz em saber!

1 Comment

  1. Cah Dias

    April 20, 2018 at 6:48 AM

    Eu gostei muito das dicas e muitas das coisas que você escreveu são verdade. Eu me complico muito quando quero ler em inglês, mas tenho certeza que com essas dicas tudo vai ser bem mais fácil. Obrigada!

Leave a Reply