Dicas, Livros

5 Livros para Ler nas Férias

Hey, gente! E aí, como estão as férias? Estão aproveitando para ler bastante?

As férias são o melhor período para colocar as leituras em dia e aproveitar para descobrir novos livros, além de relaxar e descansar. E nada melhor do que bons livros nesse clima também para nos ajudar a deixar de lado as preocupações da correria do dia a dia, e limpar um pouco a mente de todas essas coisas.

Sei que a de alguns já está acabando, mas como ainda dá de ler mais um pouquinho e eu recém entrei nas minhas, resolvi trazer algumas indicações de livros para essa época do ano. Eu sempre costumo ler mais nas férias, e abaixo listei alguns que já li em outros anos nesse mesmo período ou perto dele, e que considero super indicados para essa época… Bora conferir, então!

1. Anne de Green Gables, de L. M. Montgomery

É claro que eu não podia começar esse post sem falar da história linda e emocionante da nossa querida Anne. Imagino que muitos, se já não me viram comentado desse livro por aqui ou pelo Insta, com certeza já devem ter se deparado com a série da Netflix, a qual ganhou uma segunda temporada recentemente.

A trama se dá em volta de Anne Shirley, uma órfã ruiva adotada por engano por um casal de irmãos, que vivia solitariamente em sua fazenda, Marilla e Matthew Cutbert, e conta as suas diversas aventuras e desventuras em torno da Ilha do Príncipe Edward, no Canadá. Apesar do que aponta a nova série da Netflix, essa é uma história super leve e encantadora que, com toda a certeza, irá te cativar do início ao fim.

Certamente, Anne de Green Gables é uma obra magnífica, cheia de ensinamentos e aprendizados perfeita para aqueles que desejam descansar um pouco a cabeça e se deliciar com as imaginações e trapalhadas da Anne nessas férias.

Já fiz a resenha desse livro no blog I Love My Books, onde sou colaboradora, e vocês podem conferi-la clicando aqui.

2. O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

Se você ama fantasia e ainda não leu esse livro, não sei o que ainda está esperando! O Hobbit conta as aventuras de Bilbo Bolseiro, um pacato Hobbit do Condado, em sua “expedição” junto de outros 13 anões em busca do tesouro roubado por Smaug, um poderoso e terrível dragão.

São muitos os perigos e as belezas avistadas durante a jornada dessa comissão, que fazem dessa uma obra perfeita para se ler nessa época do ano, e se divertir e emocionar com cada um dos personagens. Além disso, ela pode ser acompanhada de sua sequência, O Senhor dos Anéis, que já é uma outra trilogia maravilhosa para esse período também.

Já fiz a resenha desse livro há algum tempo, e vocês podem conferi-la clicando aqui.

3. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Certamente que um clássico desses também podia faltar por aqui, não é mesmo? Apesar de não gostar muito de livros de romance romântico, esse foi um daqueles livros que realmente me surpreenderam e isso justamente pelo fato de não ser tão romântico quanto eu pensava, e, sim, mais crítico e repleto de reflexões a respeito da sociedade daquela época.

Orgulho e Preconceito, como imagino que já saibam, segue a história da família Bennet e de suas cinco filhas. Os pais das meninas estavam em busca de um bom casamento para cada uma elas, e se animam principalmente após a chegada de Mr. Bingley, que logo se interessa pela filha mais velha, Jane, e de seu amigo, Mr. Darcy, ambos jovens com muito dinheiro, e orgulho, no caso de Mr. Darcy, o qual tem várias discussões por causa disso com Elizabeth, a protagonista.

Uma história leve e ao mesmo tempo com um belo conteúdo, capaz de encantar qualquer leitor, seja ela apaixonado por clássicos ou não.

4. Além do Planeta Silencioso, de C. S. Lewis

Como sei que muitos ainda não conhecem essa trilogia por aqui, deixo ela como uma ótima sugestão de leitura para aqueles que desejam experimentar algo diferente, e ainda de certa forma semelhante a outra obra mais conhecida, do mesmo autor, As Crônicas de Nárnia.

Além do Planeta Silencioso é uma história que mistura fantasia e ficção científica, e narra as aventuras do professor Ranson em Malacandra, conhecida por nós também pelo nome de “Marte”. Um livro com uma trama original e fantástica, que nos leva a refletir sobre a natureza do ser humano e o modo como ele vê a si próprio, além de sobre inúmeros outros temas, assim como é comum a todas as obras escritas por C. S. Lewis.

Já fiz a resenha dele ano passado, e vocês podem conferi-la clicando aqui.

5. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

E por último, mas não menos importante, mais uma obra que tem um cantinho especial no meu coração: O Pequeno Príncipe. Aqueles que ainda não leram, por favor, vão AGORA! Os outros eu até deixo ignorar (tirando o da Anne, talvez, só, rsrs), mas esse aqui a leitura é obrigatória!

Essa é uma história lindíssima, além de muito fofa, a respeito de amizade, amor e o que realmente importa na vida, repleta de mensagens maravilhosas que fazem dessa uma obra imprescindível a qualquer pessoa que se considere um verdadeiro leitor.

Ela é curtinha e pode ser lida em pouco tempo, salvo se quiserem se demorar um pouco mais para aproveitar cada pedacinho. E, por esse motivo, é perfeita para essa época do ano, ainda mais se estiverem passando por uma “ressaca literária”.

Já fiz resenha dele há um tempo, e vocês podem conferir clicando aqui.

Todas essas são leituras incríveis, as quais espero que animem ainda mais as férias de cada um de vocês neste ano! Peguei exemplos de vários tipos de livros, alguns parte de grandes coleções, outros volumes únicos, para que assim possam ter opções mais variadas do que ler. Espero que aproveitem esse período para colocar a leitura em dia, e, caso forem ler ou já tenham lido algum desses, deixem nos comentários! Vou amar saber!

Ótimas férias a todos!

Leave a Reply